terça-feira, 12 de julho de 2011

Queijo de manteiga


Típico do sertão e pouco conhecido fora do Nordeste, o queijo de manteiga é - como diriam alguns - um "acquired taste". Muitos implicam com sua aparência (muitas vezes esverdeada) ou até mesmo com a textura. Além disso, hoje provavelmente não é "nutricionalmente correto" mencionar (e muito menos consumir) nada que inclua a palavra manteiga.

Saboreado muito freqüentemente ao natural, também fica ótimo com goiabada ou derretido no pão. Aliás quando se coloca na frigideira ele acaba formando aquela "casquinha" maravilhosa que é certamente tão nociva à saúde quanto gostosa.

De acordo com a Instrução Normativa Nº 30, de 26 de junho de 2001, publicada pelo Ministério da Agricultura, queijo de manteiga é: "o produto obtido mediante coagulação do leite com
emprego de ácidos orgânicos de grau alimentício, cuja massa é submetida à dessoragem, lavagem e fusão, com acréscimo exclusivamente de manteiga de garrafa ou manteiga da terra ou manteiga do sertão."

Basicamente, isso quer dizer que o queijo é fabricado da seguinte forma:
1-O leite é coalhado.
2-Depois as porções de leite coalhado são escorridas e lavadas na água e no leite.
3-Aquece-se manteiga em um tacho e as porções de coalho são colocadas lá. Com o calor as porções se unem formando a massa do queijo.
4-O queijo é colocado em formas para esfriar e endurecer. Muitas vezes o queijo é marcado com ferro (como mostrado na foto acima).

Existe também o "queijo quente", que não é deixado para endurecer como o queijo comum, sendo vendido logo após a fabricação. Bem mole, também é uma delícia.

Não consegui descobrir a quantas anda o projeto mas já estavam trabalhando na certificação do queijo de manteiga do Seridó: http://www.nominuto.com/noticias/economia/queijo-de-manteiga-do-serido-sera-certificado/42429/

Como referência, esta obra descreve detalhadamente o processo de fabricação do queijo de manteiga:
Ana Rita Dantas Suassuna. Gastronomia Sertaneja. Melhoramentos. 2010. ISBN: 978-85-06252-4

Finalmente, para os que até se interessaram em experimentar mas ainda estão com medo, a noíticia do lançamento do queijo de manteiga light (não faço idéia de como é isso): http://www.diariodepernambuco.com.br/vidaurbana/nota.asp?materia=20090819143233&assunto=69&onde=VidaUrbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário